fbpx

Saudável e agradável: áreas verdes reforçam a conexão humana com a natureza

Você procurou por plantas e jardinagem ao longo dos últimos meses de pandemia? A busca por áreas verdes tem crescido e números da ferramenta Google Trends apontam que a procura pelo termo “plantas para ambientes internos” apresentou aumento de mais de 100% na plataforma, de março a setembro de 2020.

Não por acaso, esse foi considerado o pico da pandemia do novo coronavírus, quando as pessoas precisaram se isolar. A nova realidade despertou a necessidade do contato com elementos da natureza, áreas verdes e espaços ao ar livre, agora, cada vez mais valorizados.

De acordo com a paisagista Yara Hasegawa, os lares assumiram um novo papel para as pessoas após a pandemia. “Nós já temos mais de um ano em pandemia, então os lares passaram a ser o centro de tudo. É o ambiente de entretenimento, de socialização, de exercícios físicos, cuidados especiais e pessoais, espaço de trabalho, então acaba recebendo uma atenção diferenciada. Trazer a natureza para dentro de casa nesse contexto é fundamental para melhorar a qualidade desse espaço”, afirma.

Ela participa dos projetos de implantação das áreas verdes no Plateau D’Or que terá mais de 500 mil m² natureza do redor do condomínio, e lembra que as famílias que têm a oportunidade de viverem em casas podem investir na montagem de seu próprio jardim, horta ou pomar nas áreas privativas.

Para quem busca um imóvel novo, as áreas verdes são a melhor forma de preservar o meio ambiente e cuidar do bem-estar. “A montagem de pequenos jardins, de jardins maiores ou de espaços pontuais de vegetação está sendo muito procurada durante o período da pandemia. Além de reduzir o estresse e a ansiedade, esse colorido das plantas e flores, dá um charme muito especial nos espaços”, diz Yara.

Dicas de montagem

Nesse contexto, em que os benefícios do convívio com áreas verdes tem se tornado ainda mais fundamental para o bem-estar, os jardins surgem como uma alternativa para quem deseja acrescentar componentes naturais ao imóvel novo. Com formatos horizontais, verticais, pequenos, grandes, quase sempre é possível agregar plantas aos ambientes.

“É importante que a pessoa esteja ciente que, independentemente do tamanho, o jardim demanda uma atenção. É preciso avaliar a incidência solar nos ambientes para a escolha das plantas e elas requerem cuidados”, orienta Yara, para quem quer montar um jardim em casa. Ainda segundo ela, é interessante que as pessoas busquem por referências que representem os seus gostos pessoais, além do reconhecimento do lugar escolhido para tal finalidade.

Em locais pequenos, Yara conta que as pessoas têm procurado montar os canteiros na vertical, por meio de vasos presos em paredes ou treliças de madeira, para que ocupe menos espaço e fique em harmonia com todo o ambiente.

Para áreas internas com sombra/meia sombra ela indica algumas espécies de palmeiras que também contam com o benefício de baixa manutenção: “Além da Raphia, temos a Camedória, a Licuala e a Fênix”, destaca. Já para quem tem um pouco mais de espaço, ela indica as espécies arbustivas, como Pacová, Zamioculca, Lírio-da-Paz, Antúrio, Catléias e Marantas , Bambu-da-Sorte, algumas espécies de Bromélias, Samambaias, Espada-de São-Jorge, Lança-de-São-Jorge, Vinca e Tinhorão.

A especialista reforça que a tendência chegou para ficar. “Mesmo depois da pandemia, com o retorno das atividades normais, o lar vai continuar sendo o centro das atenções. Muita gente percebeu o quanto é importante viver em um lugar mais agradável, que é mais produtivo se as pessoas conseguirem ter mais qualidade de vida no ambiente residencial”, completa.

Plateau D’or é bem – estar absoluto

Resumindo, que quanto mais verde, mais saudável é considerado o ambiente, uma vez que isso melhora significativamente a qualidade do ar e proporciona sensações de refresco, conforto, além de sombras e proteção. Pensando nisso, o Plateau D’or foi projetado pautado na sustentabilidade, com trilhas em meio a mata e um mirante que proporciona ao morador a oportunidade de contemplar uma paisagem exclusiva.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fale com um especialista

Copyright © 2020 todos os direitos reservados.

Grupo Toctao LTDA – CNPJ 01.376.874/0001-00