Na Avenida Mambaí esquina com a futura Avenida Parque Cidade, que será implementada para dar acesso ao Plateau d’Or, há um espaço reservado para a contemplação e para a inspiração. No exato ponto, que fica na região dos condomínios horizontais da saída para Bela Vista, um gigante portal a céu aberto será implementado. Batizado como Monumento da Generosidade, traz assinatura do arquiteto mineiro Gustavo Penna, reconhecido nacionalmente por inúmeros projetos de requalificação nas cidades que consideram sua história, sua cultura e seus valores. A obra de arte que será inaugurada em 2022, terá 15 metros de altura, 7,5 de largura e 36 metros de comprimento. Os volumes foram moldura assimétrica, em menção ao enquadramento de um jeito sensível de se pensar a cidade, e assumirá diferentes formas de acordo com a posição do sol.
Vários ângulos de novos tempos
Suas respeitosas linhas arquitetônicas anunciam o futuro, mas sem desconsiderar o passado, criam estruturas admiráveis que atraem não somente o olhar, mas convidam à convivência e a interação. Foi assim, por exemplo, no retrofit da sede da Casa do Jornalista de Belo Horizonte, nos anos 1980, alvo da atenção do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que escreve em uma crônica para o Jornal do Brasil: “Engenhosos, Penna e sua equipe inseriram no conjunto o arco de entrada da velha construção. Criaram assim um elo visível entre o passado e o tempo presente”.
Nas mãos do arquiteto, elementos construtivos viram símbolos e se transformam em obras de arte, dizem os críticos da área. Em 2014, Penna foi primeiro lugar na categoria Projetos Culturais Futuros do World Architectural Festival, em Cingapura, com o Monumento à Liberdade de Imprensa (1996). Para Goiânia, sua intenção foi simbolizar o início de um novo jeito de se pensar o desenvolvimento urbano. “Todos os inícios começam com um toque, uma ideia que surge como uma fagulha com uma repercussão sem dimensão. Estamos trabalhando valores que não têm medida, mas que podem gerar grandes impactos positivos, especialmente quando princípios fundamentais são observados”, diz ele, fazendo referência ao projeto do Plateau d’Or , do Grupo Toctao, que será implementado na região.
Segundo o próprio Gustavo Penna, uma cidade tem de ter autoestima, sentimento que é gerado a partir do amor de seus moradores por ela. Monumentos têm também esse papel. Eles remetem a símbolos, mas também agregam à estética urbana e despertam o orgulho entre os seus.
O Monumento da Generosidade trará elegância e sensibilidade ao empreendimento, a estrutura monumental concretiza o nascimento de um novo tempo, não apenas para a região onde o Plateau d’Or será implantado, mas também para a cidade de Goiânia.