Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conscientes que a sustentabilidade é a melhor alternativa para ajudar a promover o equilíbrio ambiental, as casas ecológicas tem crescido bastante no Brasil. As construções sustentáveis são projetadas de forma a garantir um lugar melhor para se viver e contribuir com a preservação de recursos para as gerações futuras. Sendo assim, vamos te mostrar alguns benefícios em construir uma moradia mais sustentável e características.
O que é moradia sustentável?
Primeiramente, vamos entender um pouco do que se trata as moradias sustentáveis. Elas são construções que tem como objetivo contribuir para uma relação mais amigável com o meio ambiente, além de garantir o bem-estar de seus moradores. O seu projeto pode incluir formas de reaproveitar as águas das chuvas, energia solar, jardins verticais, bem como utilizar materiais que evitam desperdício. Segundo relatório do Green Building Council (GBC), em 2018, o Brasil ficou em 4° lugar em certificações verdes.
Quais as vantagens de uma casa sustentável?
Dentre os diversos benefícios, o ponto principal é certamente causar menos impacto ao meio ambiente, uma vez que a construção por si pode gerar desgastes ambientais. Outro fator importante para destacar é que como as moradias sustentáveis envolvem meios de diminuir o consumo de água e energia elétrica, também existe uma redução de despesas. E por fim, em um mundo em que a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente, um imóvel sustentável se torna um diferencial tendo potencial valorização no mercado, tornando-se vantajoso esse tipo de investimento.
Quais as características da moradia sustentável?
Afinal, como tornar a construção do imóvel mais amigável ao meio ambiente? A seguir, confira algumas soluções para investir em uma casa mais sustentável e o que incluir na obra.
1. Energia solar
Considerada um tipo de energia limpa, renovável e sustentável; a energia solar consiste, basicamente, em dispositivos que são utilizados para converter a luz a partir do sol, em energia elétrica. Goiânia, e parte do estado de Goiás, fica no chamado “cinturão do sol”, ou seja, faz parte de uma das regiões com o melhor potencial para geração de energia solar no Brasil. Portanto, os moradores da capital goiana têm uma grande vantagem para investir no uso de painéis solares.
2. Aquecimento solar
O sol é realmente um grande aliado para se aproveitar de recursos naturais, o sistema de aquecimento solar é uma alternativa para reduzir o uso dos chuveiros elétricos e poupar energia elétrica. A sua utilização é bem simples: trata-se de captar o calor da luz do sol e transferi-la para o aquecimento da água. Além do mais, esse tipo de tecnologia também serve para aquecer piscinas e ambientes dentro do imóvel.
3. Captação de água pluvial
A água captada da chuva possui várias possibilidades de ser reutilizada, dessa maneira, contribui para amenizar o gasto com água. Uma das alternativas mais populares são os sistemas que fazem o aproveitamento da água da chuva. No entanto, é importante que a água pluvial tenha uma rede com destino exclusivo, como jardins e sanitários; e assim se diferenciar da rede de água potável.
4. Telhado Verde
O telhado verde ainda não é muito popular no Brasil, mas está cada vez mais ganhando espaço em construções mais novas e modernas. Dentre alguns benefícios, o ecotelhado funciona como isolante térmico, aumenta o isolamento acústico, regula a umidade do ar, além de trazer todo um charme especial para a casa. Também conhecido como telhado jardim, a composição do telhado consiste em um telhado com forração natural e cobre todo o imóvel.
Essas são algumas características que, certamente, você irá levar em consideração de agora em diante para trazer o projeto do seu imóvel ao conceito de casas sustentáveis.